top of page
Buscar

Conheça o modelo de governança interfederativa do PDUI da RM de Cascavel

Terceira Audiência Pública do PDUI-RMCA abre o debate acerca do futuro da gestão do território metropolitano


A elaboração do PDUI da Região Metropolitana de Cascavel avança para sua quinta etapa. Na imagem, participantes se manifestam na primeira Audiência Pública, em novembro de 2022. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™.


Em avanço para mais uma etapa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Cascavel (RMCA), o PARANACIDADE, Serviço Social Autônomo vinculado à Secretaria das Cidades (SECID), convoca a população dos municípios da RMCA para participar da 3ª Audiência Pública, que será realizada em 07 de março.


Na ocasião, os técnicos irão apresentar o modelo de governança interfederativa sugerido pelo estudo da URBTEC™, empresa responsável pela elaboração do PDUI. O evento terá formato híbrido, com início a partir das 13h30, presencialmente no Auditório da Prefeitura Municipal de Cascavel e transmitido para os Centros de Apoio Municipal. Poderá também ser assistido por meio do canal do PDUI da RMCA no Youtube.


Além de apreciar os conteúdos apresentados, os participantes poderão contribuir com sugestões, críticas, tirar dúvidas e registrar suas expectativas acerca ao modelo de órgão proposto para a gestão do território em relação às questões de interesse comum na escala metropolitana. Todos os documentos do Plano estão disponíveis para consulta pública no site: www.pduicascavel.com.br/documentos.


SOBRE O PDUI

O objetivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é orientar o planejamento e a governança das regiões metropolitanas, visando a integração das políticas públicas, respaldado pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal n.º 13.089/2015). O PDUI da Região Metropolitana de Cascavel está em fase de planejamento e coleta de informações e será encaminhado para a aprovação da Assembleia Legislativa do Paraná quando concluído.


A participação da sociedade é fundamental para a construção coletivamente e validação do processo de planejamento urbano. Para isso, estão sendo realizadas diversas reuniões técnicas e audiências públicas, além do canal de contribuição contínua no site. Ao final, está prevista a realização de uma Conferência Metropolitana para pactuação das propostas e diretrizes estabelecidas no estudo técnico.


A Região Metropolitana de Cascavel foi instituída pela Lei Estadual Complementar n.º 186/2015, e abrange atualmente, além de Cascavel, os municípios de: Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Matelândia, Nova Aurora, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.


Mais informações estão disponíveis no site: www.pduicascavel.com.br.


SERVIÇO

Evento: 3ª Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Cascavel – Apresentação do Produto 05: Modelo de Governança Interfederativa

Data: 07/03/2023 (terça-feira)

Horário: 13h30

Local (Município-sede): Rua Paraná, nº 5.000 – Centro, Cascavel/PR

Demais municípios: Centros de Apoio Municipal – Endereços disponíveis no site do PDUI-RMCA

bottom of page